Uma volta rápida por Paris - Vídeos


Uma rápida volta por Paris

Por Ana Lucia Silva
O início do vídeo abaixo já anuncia que as imagens que vem a seguir não possuem efeitos especiais nem técnicas de aceleração e muito menos segurança. O curta de quase 9 minutos é a peripécia de uma piloto de Fórmula 1 – até hoje desconhecido – a bordo de uma Ferrari 275 GTB num amanhecer de 1976.
A ideia do filme foi do cineasta francês Claude Lelouch, que adaptou uma câmera no carro que, segundo diz a lenda, alcançou os 324 km/h no caminho entre o Porte Dauphine e a Basílica de Sacré Coeur, em Paris, sem que nenhuma das ruas – que abrigam pontos turísticos famosos – estivesse interditada para a gravação. Quando o vídeo veio a público, Lelouch foi preso.
Anos mais tarde, o curta virou clipe do hit “Open Your Eyes”, do Snow Patrol, porém a versão original na íntegra se tornou uma raridade. Clique abaixo para conferir os roncos do motor da Ferrari 275 GTB pelas ruas de Paris, mas nem pense em copiar a ideia.
O vídeo abaixo é o clipe de “Open Your Eyes”, do Snow Patrol

Muitos pôneis de potência

Por Ana Lucia Silva
O que aconteceria se a sua pick up fosse movida a pôneis e não a cavalos? Essa foi a ideia que a Nissan e a agência Lew´Lara\TBWA usou para divulgar a nova Frontier de 172 cv. O comercial foge, num primeiro momento, do óbvio barro e força bruta para mostrar fofinhos e coloridos pôneis cantores.
A maldição do pônei, que promete fixar uma musiquinha na cabeça de quem vê o comercial, se espalhou rapidamente. A versão para internet – que tem 1 minuto e 11 segundos, enquanto na TV são 30 segundos – foi postada na sexta-feira e já foi vista por 4,5 milhões de pessoas. Na segunda-feira, o vídeo alcançou o primeiro lugar nos Trend Topics do Twitter Brasil e a sexta posição no ranking global, além da brincadeira #tuiteumfilmecomponeis. É possível encontrar também versões remixadas, em gifs, com repetições de até 3 horas, ou brincando com outros vídeos famosos na rede (Morre Diabo e Nyan Cat, por exemplo).
A montadora criou uma página específica para a ação no Facebook e um site exclusivo. Nele, os internautas podem mandar maldições personalizadas para tentar se livrar do “Pônei Maldito. Pônei Maldito. Venha com a gente atolar! Odeio barro, odeio lama. Que nojinho! Não vou sair do lugar…” Você já foi amaldiçoado?

Para a felicidade dos pais e pesadelo dos filhos


Por Marina Marques
A OnStar, filial da General Motors que oferece serviços de rastreamento, está lançando um serviço que irá devolver as boas noites de sono aos pais. O Family Link é um serviço de rastreamento online que informa com exatidão onde o carro está, acabando com as mentirinhas dos adolescentes que pegam os carros dos pais. Além do rastreamento em tempo real, o sistema envia mensagens de texto e alertas por e-mail durante o dia, em intervalos determinados, que atualiza o dono do carro sobre as condições do veículo.
A GM planeja convidar 10 mil clientes para a fase de testes do produto para que sejam dados palpites sobre o funcionamento do sistema. Segundo a presidente da OnStar, o programa visa, principalmente, dar segurança a pais de jovens motoristas.
Na divulgação do novo projeto, a marca usa o seguinte slongan: “OnStar conecta entes queridos não importa onde eles estejam”, deixando em evidência que o principal objetivo do programa é aproximar e cuidar da segurança dos familiares dos clientes. Porém, o sistema levanta a questão da invasão de privacidade. Até que ponto é válido rastrear os passos de quem vive com você? Não só em relação aos filhos, mas a tecnologia pode vasculhar a rotina de todos os membros da família que usam o carro.
Esses serviços já são oferecidos há certo tempo e estão se tornando mais comuns. O programa seria bem-vindo aqui no Brasil? Ou é muito invasivo? Deixe sua opinião nos comentários!

Economize os braços

Por Marina Marques
Se não bastasse o esforço para encontrar uma vaga, ainda nos cabe a função de manobrar o carro. Pode até parecer corpo mole de nossa parte querer que a tecnologia faça tudo por nós, mas baliza certamente é uma daquelas tarefas que ninguém quer executar. Foi por conta desse pensamento que a Volkswagen trouxe para o Brasil o sistema Park Assist (algo como “auxiliar de estacionamento”).
O legal foi a solução que a agência de propaganda brasileira AlpmapBBDO criou para mostrar o quão prático é o sistema. Com direito a participação de um “tradutor simultâneo” por linguagem de sinais. Confira:

O ataque zumbi

Por Ana Lucia Silva
Corra que os zumbis vêm ai. Eles estarão por todos os lados durante o Run For Your Lives (Corra por suas vidas), que acontece em outubro em Baltimore, nos Estados Unidos. O evento é uma corrida de 5 quilômetros na floresta com diversas opções de caminho, 12 obstáculos e perseguição de zumbis.
Os corredores carregam bandeiras que representam suas vidas. O objetivo dos zumbis: comer seu cérebro, brincadeira, é tirar os participantes do jogo. Para os “sobreviventes”, a recompensa é uma festa Apocalipse com shows, comida e bebida.
O que tudo isso tem a ver com carro? A Subaru é uma das principais patrocinadoras da competição e fez o vídeo abaixo para promover o evento. Nele o Impreza WRX ganha o título de “veículo oficial de fuga do Apocalipse Zumbi”.

Manobra Fail


Por Marina Marques
A imagem acima é de um daqueles momentos em que toda a vida de uma pessoa deve passar pela mente dela em segundos. O cenário é de uma manobra radical em que dublês profissionais dentro de um Dacia, marca do Grupo Renault, tentam pular de uma rampa para a outra em alta velocidade. No início parece tudo dar certo, até que o carro se colide de frente com o chão.
As informações postadas junto ao vídeo são de que a gravação é de 1995 e o local é Alba lulia, cidade da Romênia. O incrível é que, ao final do vídeo, os pilotos saem do carro sem grandes lesões aparentes. Confira abaixo:

Qual Comprar? Punto x Polo

Na edição de julho foi dito por vocês que foi adiado para outubro o lançamento do novo Palio. E o Punto, que seria lançado depois do Palio, vai ficar como? Digo isso pois já foi lançado o modelo 2012 do Punto, e inclusive o Palio 2012 também está na lojas. E o novo Polo? Realmente a VW não vai trazer a versão nova dele, né?
Rômulo Hamad
Tenho cerca R$ 40 mil para comprar um carro hatch, mas ainda não sei qual é a melhor opção. Gostaria de comprar um carro 1.6 que não sofra tanta desvalorização daqui a três anos, quando pretendo trocar de carro novamente. No início tencionava comprar um Fox, porém achei muito caro pelo que ele oferece. Depois gostei do Punto e do Polo, porém, ambos estão prestes a sair de linha… Enfim, gostaria de sua opinião acerca da melhor opção nessa faixa de preço.
Aldelania Aguiar
Com o atraso do novo Palio para outubro, o Punto reestilizado vai ficar para o começo de 2012 – talvez até seja lançado como linha 2013. Mas vale lembrar que, diferente do Palio, que será completamente novo (projeto 326), o Punto sofrerá apenas um facelift para ficar igual ao Punto Evo europeu. Por fora, as mudanças dividem opiniões, pois o carro perdeu parte do aspecto “clean” com as borrachas aplicadas nos para-choques. A maior mudança será por dentro, uma vez que o painel ganhará melhor acabamento e quadro de instrumentos redesenhado.
A mudança mais importante, porém, o Punto já passou: foi a adoção dos novos motores 1.6 e 1.8 E.torQ. Portanto, creio que como a mudança será leve (e poderá vir acrescida de aumento no preço, para se distanciar do novo Palio), a compra do modelo atual com algum desconto pode ser uma boa. Não se esqueça de pedir uma pechincha dizendo que ele vai mudar ano que vem!
Quanto ao Polo, acho que a reestilização foi tímida demais e não tirou o aspecto antigo do modelo, embora o considere um bom carro. E o preço ainda subiu! Só optaria por ele caso a escolha fosse entre o Punto 1.4 (muito fraco) e o Polo 1.6. Entre Punto 1.6 e Polo 1.6, e daí para cima, minha opção seria pelo Punto. Além do motor mais potente, o Punto leva vantagem em conforto e design externo e interno. No restante, a briga é bastante equilibrada.
Quanto ao novo Polo europeu, a VW o considera muito sofisticado (e caro) para o mercado brasileiro.
Está em dúvida sobre qual carro comprar? Envie sua questão para dmesseder@edglobo.com.br
Daniel Messeder

A doença do barbeiro

Por Ana Lucia Silva
O epidemiologista chinês Jin Huiqing afirmou que dirigir mal pode ser doença. Segundo o médico, a “barberagem” deve ser diagnosticada com antecedência para evitar acidentes de trânsito. A proposta é retirar as pessoas que dirigem mal das ruas, reduzindo assim o número de acidentes e, consequentemente, os custos altos com saúde.
As pesquisas do epidemiologista incluem a tentativa de descobrir as causas do mal e a tendência dos “barbeiros” de se envolverem em acidentes de trânsito. Os estudos analisaram exames sanguíneos, testes neurológicos, origem genética e traços físicos e psicológicos em um grupo de motoristas de ônibus, vans e táxis.
Seguindo a teoria de Huiqing, um município chinês já aderiu ao método e conseguiu uma redução no número de mortes no trânsito. A China tem uma estatística de um morto por acidente de carro a cada cinco minutos. Os críticos do estudo afirmam que os dados obtidos são incertos e que não há como colocar em prática as medidas propostas pelo chinês. E você o que acha? Dirigir mal pode ser mesmo tido como doença ou é proveniente da falta de prática ou desatenção?

A volta das fujonas

Por Glauco Lucena
A força do mecado brasileiro pode ser medida não só pelos investimentos dos fabricantes ou pela chegada de novas marcas, mas também pelo retorno de algumas marcas que em algum momento de crise abandonaram o país.
O anúncio mais recente foi o da japonesa Mazda, que terá uma fábrica no México para atender todas as Américas, e vai inaugurar um escritório em São Paulo. Ela preferiu não nomear representantes no país, mas atuar diretamente a partir de 2013, sinal de grande confiança no potencial brasileiro. A Mazda chegou ao Brasil em 1992, bem no início das importações, e fez relativo sucesso com o roadster MX5 (ou Miata), o sedã Protegé, a minivan MPV e o cupê compacto MX3. Não resistiu à crise de 1998 e “pulou fora do barco”.
Outra que está voltando é a sueca Saab. Nos tempos de GM, ela teve o modelo 9000 importado, no começo dos anos 90. Mas foi um enorme fiasco. Agora que foi vendida pela GM a um grupo holandês (Spyker) e está tendo injeção de capital chinês, será representada no Brasil pela importadora Platinuss. O lançamento dos primeiros modelos deve ocorrer no fim do ano, com destaque para o crossover 9-4X, produzido no México.
Recentemente já tivemos a volta de Suzuki, Lamborghini e Maserati. Resta saber se mais alguma marca que frequentou o Brasil nos anos 90 irá retornar. A italiana Alfa Romeo vive uma novela: a Fiat busca algum grupo que queira vender seus carros em uma rede própria, pois as vendas em concessionárias Fiat revelaram-se um fiasco. A VW já ensaiou relançar a espanhola Seat, mas congelou os planos. A Toyota também estuda o relançamento de sua divisão de luxo, a Lexus. E vários grupos namoram a inglesa Lotus, que por enquanto só chega por importação independente.
Até a russa Lada, símbolo das importações dos anos 90, também tenta voltar. O Grupo Caoa entrou em negociação com os russos, mas as conversas não prosperaram. Outras empresas tentaram produzir o jipe Niva na América do Sul, sem sucesso.
Fica aqui a provocação aos internautas: de todas essas marcas, qual deixou mais saudade? Qual você gostaria de ver de volta às ruas brasileiras?

Auto-suficientes

Por Marina Marques
O que antes parecia tecnologia apenas de filmes de ficção científica e desenhos animados está se tornando realidade. Carros que andam sozinhos estão cada vez mais perto de se tornarem comuns pelas ruas norte-americanas. Nevada é o primeiro Estado dos EUA a legalizar carros autônomos.
Ainda este ano, o Google fez um lobby no estado para que o uso desses veículos fosse aprovado, já que a marca vem desenvolvendo uma série de testes com carros que se autoconduzem. O Google criou uma parceria com pesquisadores de Stanford e da Universidade de Carnegie Mellon para construir uma frota de veículos robóticos que trafegam sem intervenção humana. Os carros usam um software de inteligência artificial que percebe qualquer objeto perto do veículo e reproduz decisões tomadas por um humano. 224 mil quilômetros de testes já foram feitos em estradas da Califórnia, segundo foi revelado pelo Google no ano passado. O modelo usado por eles foi um Toyota Prius, que anda pelas ruas com um cilindro em forma de funil no topo.
A Lei 511 autoriza o Departamento de Transportes a esboçar um novo conjunto de regulamentos e regras para os veículos que dirigem sozinhos, ela deve começar a vigorar em março de 2012. Os carros-robôs poderão circular nas ruas, mas algumas regras serão estabelecidas. Provavelmente existirá restrições em relação a local de circulação e velocidade, além de exigências técnicas para aprovação dos veículos. A tecnologia exigida nesses carros deve incluir inteligência artificial, GPS e sensores para estacionar sozinho.
Se esses carros realmente forem aprovados, como é que fica se houver um acidente? Essa ainda é uma questão que está sendo discutida pelo projeto. Afinal, de quem seria a culpa? Do proprietário do carro ou do Google, que criou a tecnologia? Confira o vídeo de um dos testes: